Próximos Eventos

Sem eventos

Nossos Ministérios

BERCARIO_home

BROTINHOS_home

glubglub_home

Dynamic_Station_Home

Time_de_Deus_home

Mocidade_02_Home_01

111_Home_soon

113_ministerios2b

Notícias de Brian e Cecilia - Julho 2015

 

 

 

 

 

 

 

Notícias de Brian e Cecilia- Julho 2015

Quando é que esse dia vai acabar? 
Às 05:30hs da manhã os alunos do MICALI Avançado subiram em duas caminhonetes para o culto matinal em uma fazenda da comunidade. Depois de uma boa coalhada oferecida pela família que lá morava, todos voltaram à igreja para as aulas. Enquanto discutiam como aconselhar em situações de disciplina na igreja, os alunos não queriam parar, mesmo tendo passado o horário do almoço. Quando até que enfim pararam para almoçar, um dos alunos tirava suas dúvidas com o Brian sobre a moça com quem ele quer se casar. Logo, todos subiram de volta nas caminhonetes, dessa vez para reformar o telhado de 2 viúvas que estava para desabar. Trabalharam até escurecer, só então para comer algo, tomar um banho e se preparar para o culto da noite. Um dos alunos pregou um ótimo sermão que foi avaliado por seus colegas de classe. Depois do culto, todos lancharam enquanto alguém contava piadas e, às 22:00hs cansados todos pulamos para dentro das redes. Porque é que queremos que esse dia acabe?
 
Cada dia dessas 2 semanas de MICALI Avançado sobre Aconselhamento Bíblico revelou o crescimento dos alunos na prática do que já haviam aprendido em outros módulos. Nosso primeiro professor indígena, Pastor Nazário, foi muito bem no ensino sobre o trabalho com o alcoolismo e já está incluso como professor! Orem conosco para que Deus dê sabedoria aos alunos para aconselhar em suas comunidades e ao Brian para o desenvolvimento do próximo módulo em Janeiro.

Chamamos reforço da velha Bandeirantes
Ótima interação entre os alunos
Substituindo a madeira e a palha da casa das viúvas
Os "Micalitas"
Logo que voltamos, partimos de canoa para um encontro com os líderes wai wai sobre o MICALI Avançado. Eles nos deram 70 nomes de pastores e diáconos que farão esse curso que será dividido em 3 regiões (Roraima e Pará) e já para Setembro e Outubro. Será um grande desafio com traduções, transporte, contextualização e professores disponíveis para ensinar. Pedimos que estejam conosco em oração, uma vez que desejamos que futuramente outro missionário coordene o MICALI Avançado entre os wai wai.
Depois de um período puxado, estaremos de férias (SP) no mês de agosto. Obrigado pelas orações!                                                                     
                                                                                                    Em Cristo, Brian e Cecilia.                 
Copyright © *2015 MEVA, All rights reserved.

Notícias de Brian e Cecilia Junho 2015

Notícias de Brian e Cecilia - Junho 2015

Nada aconteceu segundo os planos, mas tudo deu certo como planejado. 

Por meses tínhamos preparado a viagem ao longo do rio para visitar 6 aldeias wai-wai. O propósito era para convidar as igrejas a enviar os seus pastores para o primeiro curso do MICALI Avançado em Setembro, assim como conhecer melhor a realidade da região. Depois de muitos contatos, tudo estava acertado...até que chegamos lá.

Todos os dias não sabíamos quem nos levaria ao próximo destino, se o combustível seria suficiente, onde dormiríamos e quem nos ajudaria a cozinhar a nossa comida. Quase tudo não saiu como planejávamos, no entanto, conseguimos ir a todas as aldeias menos uma (o povo estava na mata colhendo castanhas do Pará), demos o combustível que sobrou, dormimos e comemos bem e convidamos as igrejas para o curso. O mais importante, aprendemos um pouco mais da realidade dos wai-wai e de como será o trabalho entre eles. O próximo passo será encontrar com os líderes na conferência bíblica em julho e finalizar os preparativos para o curso.  Orem conosco para que Deus prepare esse povo e a nós para o começo desse importante passo no treinamento de pastores wai-wai.

Mas antes de tudo isso, teremos o quarto módulo do MICALI Avançado para os pastores macuxi e wapixana em treinamento. Dos dias 4 a 16 de julho iremos para uma comunidade macuxi e estudaremos sobre como aconselhar. Para que seja o mais prático possível os alunos farão aconselhamento na própria comunidade. Brian terá também o papel de coordenar os outros professores que colaborarão no ensino além de ajudar os alunos a aplicar os conselhos bíblicos em cada situação. Um diferencial desse curso será o primeiro professor indígena, o pastor wapixana Nazário que desenvolveu junto com Brian o material sobre alcoolismo. Ele já ajudou muitos em sua comunidade e agora preparará outros líderes. Eu serei responsável pelo workshop de louvor e adoração para a igreja e ajudarei na cozinha e limpeza.
Pedimos suas orações por sabedoria, força, unidade e pelo poder transformador de Deus durante esse tempo. Agradecemos o seu apoio!
 Em Cristo, Brian e Cecilia.
Vencendo obstáculos
Rede, mosquiteiro e cordas: ítens essenciais
Na falta de capa de chuva, a lona serve.
Material pronto
Copyright © 2015 MEVA, All rights reserved.

Our mailing address is:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


 

 

Notícias de Brian e Cecilia - Maio 2015


Pára o carro!!” Gritou o Pastor Nazário.  "É uma cascavel! Eu quero tirar uma foto dela!”.
Nazário é um pastor wapixana que ajudará Brian a ensinar sobre como vencer o alcoolismo no próximo curso do MICALI Avançado em julho. Este assunto é um dos maiores problemas enfrentados e está incluído no curso para os pastores que será sobre aconselhamento bíblico. Estamos trabalhando na contextualização do material e dos recursos visuais que os alunos usarão para ajudar pessoas em suas comunidades a serem libertas desse vício. Um dos desenhos feito pelo irmão do pastor Nazário para esse material é de uma cascavel saindo de dentro de uma cuia, na qual os macuxi e wapixana bebem suas bebidas típicas. A ideia é de enfatizar o enganoso e venenoso efeito do álcool (Provérbios 23:32).

É sempre um desafio tentar entender assuntos complexos e profundos e discernir como comunicar de forma simples e prática no contexto de uma outra cultura. Por isso, orem conosco enquanto Brian escreve as apostilas e ajuda a preparar os outros professores que estarão conosco nesse módulo, inclusive o pastor Nazário que é indígena! Deus usou a vida desse pastor para trazer uma família inteira destruída e mergulhada no alcoolismo para Jesus, a água viva! 

 

 

Um passo importante no crescimento da igreja indígena: Trabalhando junto com o pastor Nazário e seu irmão na composição do material.
Quando pensavam: Como seria bom desenhar uma cascavel com uma foto...eis que ela aparece!
Dos dias 5 a 11 de junho viajaremos de canoa com Marcos, professor do MICALI Avançado para visitar 6 aldeias Wai-Wai ao longo do rio Jatapu. O rio está cheio por ser época de chuva, o que facilita a viagem! O propósito é confirmar o convite aos pastores e futuros pastores que participarão do primeiro MICALI Avançado Wai-Wai em Setembro, além de estreitar relacionamentos. Orem conosco por segurança na viagem, boa comunicação e sensiblidade da direção do Senhor.

Agradecemos por suas orações! Depois de várias viagens curtas visitando diferentes aldeias macuxi, a partir de julho até o fim do ano teremos viagens mais longas às comunidades (inclusive a São Paulo em agosto!).

Em Cristo, Brian e Cecilia.
Adeus poeira, olá lama!
Copyright © 2015 MEVA, All rights reserved.

Our mailing address is:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 


 

Notícias de Brian e Cecilia Abril 2015


Dez minutos antes de começar a aula, nem um aluno sequer havia chegado. A igreja vazia levantava muitas questões como: Terá o MICALI chegado ao fim?
Mas esse receio se desvaneceu quando mais de 100 alunos participaram em cada um dos cursos em Monte Moriá e Flexal.  Apesar do início lento, o ensino simples e prático da Palavra de Deus teve seu impacto. Ouvimos que no domingo após o curso em Monte Moriá, muitos compartilharam o que tinham aprendido de Efésios, nos cultos da manhã e da noite, sendo que este só terminou à meia-noite. Além disso, cinco pessoas se reconciliaram com o Senhor e a sua igreja. Um deles, Getúlio, é professor da escola e luta contra o alcoolismo. Ele pediu pela última Bíblia que tínhamos (a caixa que levamos acabou!) e pediu oração para que Deus mudasse sua vida.
Em Flexal também vimos Deus trabalhar. Nas visitas anteriores, percebemos pouco interesse espiritual e muitos tinham se afastado de Jesus. Porém, o novo líder da igreja levantou-se com um grupo de pessoas para visitar as casas da comunidade e de outras também. Como resultado, muitos voltaram para Jesus!

Na Páscoa,
junto com eles adoramos a Deus em uma comunidade vizinha que antes era fechada para o evangelho. Também fomos para outra comunidade buscar tijolos para a construção do novo templo da igreja em Flexal. O estudo de Romanos naquela semana ajudou a firmar as bases do evangelho naquela região através desses irmãos reanimados.

Na volta, visitamos Maracanã e Ticoça, duas outras aldeias macuxi para participar do culto com os irmãos e conversar com a liderança. Eles têm muitos desafios, por isso foi bom ouvi-los e orar com eles.
Agora precisamos escrever o curso do MICALI Avançado para pastores sobre Aconselhamento que ocorrerá no início de Julho e continuar visitando as comunidades dos alunos. Ore conosco por sabedoria. Também compramos mais Bíblias e encomendamos mais hinários macuxi!
 
Nem sempre vemos tudo na hora, mas Deus está trabalhando! Sempre gratos por seu apoio. 

                                                                                       Em Cristo, Brian e Cecilia.
 
 
 800 Km de estrada ruim percorridos sem problemas!
 
Brian na fila do bolo! 
 
Pia instalada na casa de apoio na aldeia!
Local da nova igreja em Flexal
Copyright © 2015 MEVA All rights reserved.

Our mailing address is:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
contato: (95) 99146-9365

 

 


 

Notícias de Brian e Cecilia - Março 2015

 

 

 

Carne ou mingau?

Perguntamos aos mais de 200 alunos wai-wai do MICALI em Mapuera quando estudávamos o livro de Hebreus se preferiam carne ou mingau* (Hb 5:11-14). Wilson wai-wai, sentado bem na frente votou pela carne. Ele junto com outros alunos tentavam "mastigar" o ensinamento de como Jesus é maior que o templo, maior que os sacerdotes e até sobre Melquisedeque e os heróis da fé. Às vezes, a carne era um pouco dura mas ficamos surpresos como no fim do curso conseguiram explicar muitas das profundas verdades reveladas no livro de Hebreus. Apesar da ausência do nosso tradutor oficial, Wilson pareceu entender bem mesmo com o tradutor substituto, o próprio cacique. Deus é tão Bom!
* O leite não faz parte da dieta deles.

Depois que voltamos para Boa Vista, Brian teve reuniões a semana inteira por ser um dos conselheiros da MEVA. Logo tivemos a 56o Convenção Anual onde tivemos um preletor vindo do Sul do Brasil e relatórios de todos os ministérios da Missão. A Convenção sempre termina com um churrasco especial! No fim deste mês viajaremos para 2 comunidades macuxi para dar o curso do MICALI de Efésios e Romanos. Com todos esses eventos é difícil preparar bem esses cursos. Orem conosco para que Deus nos dê sabedoria no preparo e ensino, assim como momentos de renovação para continuar fortes diante dos desafios.

Aos domingos quando estamos na cidade continuamos servindo a Igreja do nosso Quintal e depois viajamos para visitar alguma igreja nas aldeias. O propósito dessas viagens é para acompanhar nossos alunos do MICALI Avançado em seus ministérios. Também visitamos aldeias wai-wai onde começaremos o mesmo programa em setembro desse ano. A tradução das apostilas anda meio devagar por isso pedimos oração para o término da tradução, também por um bom aproveitamento dessas visitas e proteção nas muitas viagens de carro. 

Obrigada por nos acompanhar em apoio e orações. 
Em Cristo, Brian e Cecilia.
Igreja do nosso Quintal. Enquanto estão na cidade, os indígenas que ficam na casa de apoio da MEVA tem onde adorar a Deus em sua própria língua. 
Louvamos a Deus pela caminhonete 4x4 que nos possibilita tantas viagens a lugares que carros comuns não entram.
Visita a uma comunidade wai-wai onde estão construindo uma grande igreja.
Sempre com saudades dos amigos e irmãos!
Copyright © 2015 Missão Evangélica da Amazônia- MEVA/ 
CrossWorld All rights reserved.


 


 

Notícias de Brian e Cecilia Fevereiro 2015

 

Notícias de Brian e Cecilia- fevereiro 2015

Adrenalina em primeira marcha! Dirigir tão devagar não parece muito emocionante. Contudo, a cada ponte que balançava mas aguentava o peso do carro, a cada curva tão inclinada mas que não virava a velha Bandeirantes, a cada aclive e declive tão acentuados que só fizeram amassar as duas placas, nossos corações acelerados agradeciam a Deus por nos ajudar em cada obstáculo. Percorremos os últimos 30 km em 2 horas, mas chegamos e saímos bem da comunidade de Mato Grosso com o carro lotado de indígenas para o terceiro módulo do curso do MICALI Avançado*. Ficamos aliviados que a Bandeirantes só quebrou na volta depois de chegar na pequena cidade de fronteira na Venezuela. 

O curso sobre "Como organizar a igreja" também foi em primeira marcha. Porém, os pastores em treinamento acharam que o tempo "voou" quando enfatizamos sobre a importância de caráter como líderes, sobre um propósito claro da igreja, sobre o lugar para cada membro servir e o processo para que isso aconteça (ilustrado por um malocão indígena desenhado por eles). Tivemos até que encurtar a animada discussão sobre os documentos da igreja! De forma lenta e progressiva, assuntos que tem sido obstáculos no crescimento da igreja macuxi e wapixana foram esclarecidos e como resultado, eles mesmos planejaram meios de revitalizar a Associação das Igrejas Evangélicas Indígenas que há tempo não saía do lugar. 

Orem conosco:
1. Para que os líderes apliquem em suas igrejas o que aprenderam durante o curso e que possamos visitá-los antes do próximo curso em Julho.
2. Pelo pastor wapixana, Nazário, que quer ensinar esse mesmo curso para outros 3 líderes de sua comunidade que perderam a matéria!
3. Pelo próximo curso do MICALI sobre Hebreus dia 20 a 28/02 entre os wai-wai em Mapuera no Pará.
4. Precisamos coordenar o início do MICALI Avançado para os wai-wai agora nesta viagem. O início foi prorrogado devido ao processo de tradução das apostilas.

Mesmo quando o progresso é lento, é sempre emocionante ver Deus trabalhando! 
Uma das pontes. Fomos com a velha Bandeirantes devido à passagem pela guarda venezuelana, mas não os encontramos!
Durante as aulas
Trabalho prático
Churrasco pra dar força!
Sempre gratos por seu apoio e orações!
Em Cristo, Brian e Cecilia.
*MICALI Avançado: Ministério de Capacitação de líderes indígenas (treinando pastores)
Copyright © 2015 MEVA, All rights reserved.


Our mailing address is:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
MEVA- Missão Evangélica da Amazônia
C. P. 209  69301-970 Boa Vista  Roraima-RR

 

 

 


 

 

 

                    

Janeiro 2015

"Alô?...Alô? Alguém na linha? Olha, se você estiver me ouvindo, passe essa mensagem para o Robson...". Alguém tinha atendido o telefone, mas não se ouvia nada. Será que a mensagem vai chegar?
Tentar confirmar o curso com os alunos do MICALI Avançado (Treinamento de Pastores) tem sido um desafio. Conseguimos entrar em contato com a maioria deles, menos com os que vivem em áreas mais remotas. Algumas aldeias tem orelhão, mas nem sempre funcionam. Outras têm rádios de comunicação, mas nem sempre a bateria está carregada. Apenas oramos para que todos ainda estejam se lembrando do que fora combinado há 6 meses e assim prosseguimos com os planos.


Partiremos dia 16 de janeiro para um curso de 2 semanas na aldeia de Mato Grosso. Eu (Cecilia) e outros professores iremos de avião e Brian irá dirigindo a velha Bandeirantes para transportar os alunos da pequena cidade da fronteira com a Venezuela até a aldeia. Brian nunca fez essa viagem por terra antes. 
O caminho (que não é bom) passa pela Venezuela, onde nunca sabemos o que pode acontecer.
O curso "Como organ
izar a igreja" será focado em como os pastores podem engajar toda a igreja no propósito de fazer discípulos de Jesus. Enquanto isso darei um curso de Louvor e Adoração para a igreja local e junto com os alunos também ajudaremos na construção do novo templo, da cozinha e da hospedagem para a conferência natalina que ocorrerá no fim deste ano.
 

(Foto da nossa casa em Boa Vista)

Enquanto preparamos para essa viagem, ore conosco para:
1. Que haja comunicação com os outros alunos e a aldeia hospedeira e todos estejam prontos para o curso.
2. Uma boa viagem de ida e volta, que todos se encontrem no dia, hora e lugar certos. Que não tenhamos problemas com a guarda venezuelana ou no caminho.
3. Que o ensino seja claro e prático e que realmente capacite os líderes indígenas a cumprir a missão do Senhor em sua esfera de influência.
4. Unidade entre os missionários e estagiários, uma vez que não apenas serviremos juntos, mas viveremos debaixo do mesmo teto.
Que nós confiemos no Senhor, mesmo em face das incertezas.
 
Abençoado 2015!
Em Cristo, Brian e Cecilia.

 

 

 

 


 

 

 

Notícias de Brian e Cecilia - Setembro 2014

 

Notícias de Brian e Cecilia

Setembro 2014
 

O desejo da maioria dos missionários é de um dia não ser mais necessário. Nós entendemos que nossa linha de chegada aqui é quando os líderes indígenas estão treinando outros. Será que esse dia já está no nosso horizonte?

Depois do último MICALI na comunidade de Truarú, temos razões para acreditar que esse dia não está muito longe. Enquanto ensinávamos o livro de Romanos, sentado no banco da frente Pastor Nazário entendeu como esse livro torna a mensagem do evangelho clara e prática e queria ensinar ao seu povo. Também nos contou como sua igreja na comunidade de Morcego está “explodindo” com muitos adultos, jovens e crianças como resultado das visitas, tendo que colocar alguns membros para ensiná-los! A igreja tem também ajudado comunidades vizinhas cavando poços de água. E ainda, Pastor Nazário recomeçou o programa contra o alcoolismo (Celebrando a libertação) para ajudar famílias que lutam contra esse problema. Ele ensinará esse programa para os alunos do MICALI Avançado* no ano que vem.

E tem mais! A esposa de outro aluno do MICALI Avançado contou como seu marido tem discipulado ela e seus filhos. Também ensinando outros jovens que querem aprender como pregar. Outro irmão no curso pediu cópias das apostilas para ensinar a sua família. Com tantos líderes indígenas ensinando ao seu próprio povo, logo não sobrará ninguém para ensinarmos! Orem conosco para que isso aconteça e que Deus nos dê sabedoria para contribuir para o crescimento deles.


Contando o que Deus tem feito!

De 27 de setembro a 19 de outubro estaremos em São Paulo e a partir de 20 outubro seguiremos para os Estados Unidos para divulgar o que Deus tem feito por aqui. Nosso desejo nesse período é servir ao povo de Deus assim como crescer junto com as igrejas!

 

Em Cristo, Brian e Cecilia. 

 
Como em nossas viagens para visitar os alunos do MICALI Avançado em suas aldeias, o horizonte nem sempre é tão claro...
Obrigada por nos acompanhar em oração e que o Senhor seja louvado por tudo!

 

 

 


 

 

Notícias de Brian e Cecilia - Agosto 2014

" A eficácia de um líder não é medida pelo que ele faz, mas pelo que os outros fazem por causa do que ele faz." Howard Hendricks


Depois do MICALI Avançado*, os alunos voltaram para suas comunidades. Será que todo o esforço para preparar os estudos, o tempo com eles, o investimento, as longas viagens, as condições de vida nem sempre tão confortáveis estão produzindo frutos para a glória de Deus?

À luz do lampião a igreja estava lotada enquanto Juliano conduzia o louvor com sua ilustre sanfona. Juliano de 16 anos é o aluno mais novo do MICALI Avançado e que assumiu a liderança da igreja depois que seu pai faleceu em julho. Em meio aos estudos e responsabilidades da igreja, nos contou animado como tem colocado em prática o que aprendeu. Juliano tem discipulado seu primo, lendo juntos a Bíblia todas as manhãs e o encorajando a seguir Jesus no dia-a-dia. Uma alegria acompanhar esse menino!
Pastor Nazário, depois que voltou do curso do MICALI Avançado, tem reunido 18 pessoas da igreja para visitação. Como fruto disso, pessoas tem ouvido o evangelho, se reconciliado com Deus e ajudadas em suas necessidades como a vovó (de verde) que triste compartilhou que seus filhos não a ajudavam na roça. A igreja a ajudou com alegria e pela primeira vez a vovó participou do culto! Antes hostil ao evangelho foi quebrantada pelo amor de Deus demonstrado pelos irmãos. 

Sempre nos maravilhamos com o alcance de Deus apesar dos nossos pequenos esforços! Orem conosco por eles, para que sejam bons pastores, que sejam e façam seguidores de Jesus. Também pelas nossas viagens em que visitaremos os outros alunos em suas comunidades.

Obrigado pelo seu investimento em nossas vidas e nas vidas de tantas outras pessoas que só encontrarão quando estivermos todos diante daquele que morreu e ressuscitou para nos dar vida!

Em Cristo, Brian e Cecilia.


 

*MICALI Avançado- Ministério de Capacitação de Líderes Indígenas - Treinando Pastores.

Copyright © MEVA- Missão Evangélica da Amazônia, All rights reserved.


Our mailing address is:
Brian e Cecilia Karber a/c MEVA
C. P. 209  69301-970
Boa Vista- RR Brasil

 

 


 

 



 
Termos de Uso | Política de Privacidade | Mapa do Site
Igreja Yonhap Presbiteriana Unida Coreana de Sao Paulo | Todos os direitos reservados | Pabx: (11) 3208-2555
Historymakers